Objetivo Sorocaba cria Ciranda da Leitura para estimular o hábito de ler

Rate this post




Projeto desafia alunos a interpretarem os títulos que leem ao longo do ano para além da sala de aula. No Objetivo Sorocaba, o aprendizado se estende para além da sala de aula. Estimular os alunos com novas práticas de ensino é o nosso desafio diário. Nesse contexto, projetos como a Ciranda de Leitura acontecem na escola, para alicerçar propostas de aprendizagem, tais como: domínio da linguagem e cultura.
A Ciranda da Leitura é um projeto literário que nasceu no Fundamental I, do Objetivo Sorocaba. O grande intuito dessa proposta é despertar nas crianças o prazer de ler e proporcionar a ampliação de repertórios, já que os livros são objetos vivos, fontes inesgotáveis de saber. Com o passar dos anos, o projeto foi ganhando corpo e abrangendo todos os níveis de ensino da escola.
O projeto acontece ao longo do ano, através da leitura de várias obras. As crianças têm a possibilidade de, no movimento de uma grande ciranda, compartilhar com os colegas de sala vários títulos.
Além disso, para cada livro ou obra, há uma proposta pedagógica desafiadora, como: produção de textos, cartazes, teatros, bonecos com material reciclável, experiências, jogos e brincadeiras que serão apresentados ao grupo.
Projeto do Objetivo Sorocaba tem o intuito de despertar nas crianças o prazer de ler
Centro Apoio Portal/Objetivo Sorocaba/Divulgação
O projeto conta com um evento de abertura nas unidades Centro e Portal, no mês de março. Neste dia, alunos, família e público externo são convidados a visitar a escola e participar das diversas atividades oferecidas na Ciranda, como a tradicional troca de livros, ou ainda as oficinas ou a contação de histórias.
Neste ano, o evento ocorreu no dia 10 de março. Na unidade Portal, o tema foi “A literatura: palco de grandes autores e histórias”. A cada oficina, um autor diferente foi homenageado dentro de seu gênero e modo de escrita. Já na Unidade Centro, o tema foi “Hoje é você que conta a História!”. O público era convidado a interagir de forma mais ativa às diferentes dinâmicas propostas pelos alunos.
As coordenadoras do Fundamental I, Patrícia Bernardo e Melissa Franchini, afirmam que a Ciranda de Leitura do Objetivo Sorocaba é um projeto que busca a construção de um leitor reflexivo e crítico, de forma rica e prazerosa.
Todos os níveis de ensino, do Berçário ao Fundamental II, participam do evento de abertura da Ciranda de Leitura, além das famílias e do público externo.
Ciranda de Leitura é um projeto que busca a construção de um leitor reflexivo e crítico
Centro Apoio Centro/Objetivo Sorocaba/Divulgação



Leia na íntegra

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Assine a nossa newsletter
Assine a nossa newsletter
Inscreva-se aqui para receber as últimas notícias diretamente na sua caixa de entrada.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento