Antigomobilismo: A paixão pelos carros que marcaram épocas

Rate this post




Uniso promoverá o 2º Encontro de Clássicos, no dia 16 de junho, com exposição, bandas e food trucks. A paixão por carros que marcaram épocas, conhecida como antigomobilismo, é compartilhada por muitos brasileiros. Os grupos e eventos para reunir quem têm o mesmo hobby crescem a cada ano.
Há aqueles que só admiram, outros que realizam o sonho em adquirir um clássico. Existem também aqueles que carregam uma herança de família, e ainda os colecionadores de carros antigos. O veículo deixa de ser apenas um meio de locomoção e se torna uma paixão que ultrapassa gerações.
Este é o caso de José Luiz da Silva, dono de uma oficina mecânica em Sorocaba, que possui um Ford Maverick V8, de 1977. “Meu primeiro brinquedo foi uma miniatura de Maverick e tenho esse carro como sonho de infância”, conta.
Essa paixão também foi transmitida ao seu filho, André Moscardini Silva, que tem um Voyage GL 90 turbo. Ele acompanha o pai desde a infância na oficina e hoje trabalham lado a lado, inclusive juntos fizeram toda a mecânica dos carros. “É gratificante trabalhar com seu filho e ainda dividir o mesmo hobby”, comenta José Luiz que costuma usar o carro somente em passeios, viagens e encontros.
José Luiz e seu filho André compartilham da paixão pelos clássicos
Divulgação
Para quem sonha ter um carro desses, é preciso investimento e paciência. No caso do gestor de contas Ulisses Quinalha Baptista, depois de muita pesquisa, em 2015, ele encontrou a Kombi que tanto queria, em São Bernardo do Campo, uma VW modelo Corujinha, de 1975.
Para colocar na estrada, precisou fazer toda revisão elétrica e mecânica e aproveitou para colocar acessórios da época. Hoje, costuma levar a Kombi apenas para encontros de clássicos, acompanhado de sua esposa. “Com nove lugares, o carro para mim representa família, por isso coloquei o nome de Vovó Smurf”, destaca.
Ulisses e sua esposa na kombi “Vovó Smurf” de 1975
Divulgação
O engenheiro Dawilson Menna Júnior e o coordenador de Educação a Distância, Leo Victorino da Silva, que trabalham na Uniso, também compartilham dessa paixão por carros antigos. Leo ganhou um Fusca 1977 há cerca de 3 anos, a partir da necessidade de ter um segundo veículo na família, o que possibilitou a realização de um sonho.
Já Dawilson possui um Escort XR3 de 1988, que relembra sua juventude. Há 20 anos, ele teve esse modelo e conseguiu adquirir novamente. O gosto pelos clássicos o acompanha desde a infância, quando acompanhava seu avô fazendo as manutenções em seu carro, um Dodge Dart de 1976. Diferente da grande maioria, Leo e Dawilson utilizam os carros no dia a dia, unindo o útil ao agradável.
Leo e Dawilson com seus carros em encontro em Piedade
Divulgação
Foi dessa paixão que Dawilson e Leo tiveram a iniciativa de criar o Encontro de Clássicos na Uniso. A primeira edição aconteceu em fevereiro, na recepção aos alunos, com a exposição de cerca de 90 carros.
Confira o que rolou no 1º Encontro de Clássicos na Uniso:
Confira o que rolou no 1º Encontro de Clássicos na Uniso
Com o sucesso, foi lançado o 2º Encontro de Clássicos na Uniso, que será realizado no dia 16 de junho, num formato maior. Haverá bandas, food trucks, entre outras atividades, e claro, muitos clássicos em exposição, entre carros, motos antigas e off-roads.
José Luiz, Ulisses, Dawilson e Leo já confirmaram presença. Carros como Fusca, Opala, Karmann Ghia, Dodge, Maverick e Jeep estarão em exposição aberta a todos os interessados. O objetivo é oferecer um dia de lazer diferente entre amigos e familiares.
Serviço
2º Encontro de Clássicos na Uniso
16 de junho, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
Uniso – Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5 – Sorocaba)
Aos participantes, solicita-se a doação de 1 kg de alimento no dia do evento, para entrega a uma instituição beneficente.
Informações: www.uniso.br/hs/classicos
2º Encontro de Clássicos na Uniso será realizado em junho em Sorocaba



Leia na íntegra

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Assine a nossa newsletter
Assine a nossa newsletter
Inscreva-se aqui para receber as últimas notícias diretamente na sua caixa de entrada.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento