Levantamento aponta que 12 mil animais estão abandonados em Jundiaí

Rate this post




Instituições que cuidam desses animais afirmam que o abandono é causado por mau comportamento ou excesso de problemas de saúde. Cerca de 12 mil animais estão sem lar em Jundiaí
Um levantamento feito pelo Departamento de Bem Estar Animal, órgão ligado à Prefeitura de Jundiaí (SP), aponta que cerca de 12 mil animais estão abandonados nas ruas da cidade.
O trabalho concluiu também que, atualmente, existem cerca de 120 mil animais domésticos no município. A diretora do Departamento de Bem Estar Animal, Alessandra Benedetti Ferreira, explica que a principal justificativa de abandono é o comportamento dos cães e gatos.
“As pessoas não se empenham para melhorar o comportamento do animal e já querem colocar para adoção”, diz.
O Departamento, que atualmente abriga 53 gatos e 48 cachorros, não faz o resgate de animais abandonados, só em casos judiciais ou de extremo maus-tratos.
Veterinária afirma que abandono tem a ver com excesso de doenças
TV TEM/Reprodução
Na sede do órgão é realizado o trabalho preventivo, como castração, cuidados com a saúde, orientações veterinárias e outros serviços gratuitos. Assim que são resgatados, os animais conseguem se reabilitar com os cuidados que recebem dos funcionários.
É o caso da gata Mafalda, que recebeu o nome depois de ser resgatada dentro de uma boca de lobo Vila Mafalda com sinais de maus-tratos. Os bombeiros que fizeram o resgate dela tiveram que cortar e desamarrar uma fita plástica que prendia as duas patas da gata.
De acordo com a veterinária Cláudia Medina, no dia do resgate a Mafalda estava desnutrida, com muita fome e dor. “Ela está fazendo fisioterapia e está indo muito bem neste processo de recuperação.”
Cães e gatos que aguardam adoção no abrigo
TV TEM/Reprodução
Quem quiser adotar um animal precisa ir ao departamento, apresentar os documentos pessoais e passar por entrevista.
O Departamento de Bem Estar Animal fica na rua Abrahão Farrão, nº 8, na Chácara São Francisco. Mais informações pelo telefone (11) 4582-2685.
Outra instituição que cuida de animais é a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), na avenida Antônio Maziero, nº 1240, no bairro Ivoturucaia, também em Jundiaí.
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí



Leia na íntegra

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Assine a nossa newsletter
Assine a nossa newsletter
Inscreva-se aqui para receber as últimas notícias diretamente na sua caixa de entrada.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento