Cacau e sua infinidade de benefícios à saúde!

Rate this post




Um alimento que é tradição na época de Páscoa é o chocolate, muito apreciado pelas pessoas. Eu, particularmente, sou fã! O chocolate tem como principal ingrediente o cacau, que é um fruto rico em compostos antioxidantes essenciais para o organismo, mas que também precisa ter muita cautela na hora de consumir.O cacau é uma das maiores fontes de polifenois, que são conhecidos pela potente atividade antioxidante na prevenção da formação de radicais livres, levando à uma proteção contra danos ao DNA das células. Outros efeitos positivos são as propriedades anti-inflamatória e vasodilatadora, comprovadas em estudos científicos, que promovem uma grande influência na saúde cardiovascular.Quer saber as diferenças de chocolate?AmargoA concentração de cacau é maior nos chocolates mais escuros e amargos, devido à forma como o cacau é adicionado nestas versões em pó. Um dos principais aspectos a ser avaliado na hora de escolher um chocolate é em relação ao teor de cacau, que é simbolizado por porcentagem: a melhor opção é de 70% cacau para cima, podendo chegar até 100%. Chocolates com teor abaixo desse valor são acrescidos de outros ingredientes, que na maioria das vezes são açúcares, gordura vegetal e conservantes. É recomendado o consumo de 25 gramas por dia (em torno de um quadrado grande) do chocolate acima de 70%!Ao leiteO chocolate ao leite tem uma % abaixo de 50% de teor de cacau e é composto por leite em pó, açúcares e, na maioria das vezes, gordura vegetal.BrancoA gordura hidrogenada contida no chocolate branco é proveniente da manteiga cacau e é prejudicial à saúde. Esse tipo de chocolate não contém cacau em pó, visto que a cor dele é clara, e por isso é a opção menos recomendada para consumo frequente.
Confira agora algumas receitas com cacau para você preparar no seu almoço de Páscoa:Mousse de abacate com cacauIngredientes1 abacate maduro1 xícara (chá) de chocolate 70% cacau2 colheres (sopa) de melPreparo: amasse o abacate em um prato. Derreta o chocolate e adicione ao abacate, mexendo até formar uma mistura homogênea e cremosa. Coloque o mel e mexa delicadamente. Leve à geladeira por 1 hora.
 
Pão de mel com chocolate e pimentaIngredientes2 xícaras (chá) de farinha de aveia2 ovos4 colheres (sopa) de cacau em pó1 colher (sobremesa) de fermento em pó4 colheres (sopa) de mel1 pitada de bicarbonato de sódioCanela em pó a gosto1 xícara (chá) de chocolate 70% cacau3 colheres (sopa) de creme de leite fresco1 pedaço pequeno de pimenta dedo de moçaPreparo: misture em uma batedeira a farinha de aveia, o mel, o cacau em pó, os ovos, o bicarbonato e a canela. Bata até formar uma mistura homogênea. Coloque em formas individuais de pão de mel, untadas com um pouco de farinha de aveia e óleo vegetal. Leve para assar por 25 minutos. Para a cobertura, derreta o chocolate. Acrescente o creme de leite fresco e mexa bem. Finalize com a pimenta dedo de moça sem o miolo e mexa. Quanto o pão de mel estiver assado, passe pela cobertura e espere endurecer.



Leia na íntegra

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Assine a nossa newsletter
Assine a nossa newsletter
Inscreva-se aqui para receber as últimas notícias diretamente na sua caixa de entrada.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento