Divulgação: Coluna Verde e Flores

Dica da Coluna Verde e Flores sobre Insetos  e poluição doméstica.

Quando encontramos insetos infestando nossa casa, fazemos uso de inseticidas, por que nos parece ser a solução mais fácil e eficiente.

O grande consumo destes produtos é facilitado por que são encontrados à venda em qualquer Supermercado, Quitanda de Bairro, Bar e até mesmo em Farmácias.

O impulso para resolver o problema, ou seja, a presença de insetos nos diversos ambientes:

  • em escolas,
  • transportes coletivos,
  • hipermercados,
  • lojas,
  • escritórios,
  • nossas casas;

Acaba nos levando ao imediato uso dos inseticidas o que muitas pessoas não fazem ideia é quê se usados em grandes doses, ou  frequência, poderão desenvolver sintomas e problemas de saúde como intoxicações agudas ou crônicas.

Cuidados:

As formulações usadas em produtos inseticidas de uso doméstico são muitas vezes as mesmas usadas na agricultura, como inseticidas agrotóxicos.

É necessário que a população questione o uso de inseticidas dentro de ambientes fechados, observando as necessidades e benefícios do manuseio destes, assim, como o lado negativo e prejudicial do seu uso excessivo e incorreto que acarreta problemas nas áreas de saúde e ambiental.

A poluição doméstica é causada pela falta de informação do consumidor, que sabe dos efeitos toxicológicos dos inseticidas, mas não sabe quantificá-los e identificá-los.

Inseticidas causam reações alérgicas desagradáveis

O uso frequente em baixas doses, provoca

  • hipersensibilidade,
  • espirros,
  • tosse,
  • rinite,
  • desânimo,
  • nervosismo,
  • febre;

Sobre a poluição doméstica

Muito importante para diminuir a poluição doméstica ainda são os cuidados de destino final (lixo) destas embalagens de inseticidas que são 100% recicláveis, o consumidor deve e pode dar o descarte correto a estes produtos, não poluindo ainda mais o meio ambiente.

O uso desses produtos sem o conhecimento  é muito perigoso, principalmente quando não sabemos se quem vai fazer o manuseio pode ser alérgico ao produto.

Tudo o quê falamos aqui foi apenas sobre Inseticidas, aos demais produtos de jardinagem, com o “mata mato”, necessita ainda de um maior cuidado, por isso,  caso a necessidade de uso desse produto seja extrema, que se faça uso do  EPI necessário. (EPI= Equipamento de proteção individual).

Divulgação Coluna Verde e Flores

Mais informações sobre como utilizar corretamente esses materiais click no link:

Artigo anteriorLiberação de emendas, cargos e ‘bondades’: Quanto custa manter o governo Temer
Próximo artigo6 razões pelas quais combater o terrorismo mundial é tão desafiador
Gisela Bardeli
Engenheira Agrônoma/Paisagista/Técnica em Meio Ambiente Perfil profissional: Engenharia Agronômica (Adubação; identificação e controle de pragas e doenças em culturas comerciais, viveiro de plantas nativas e arbóreas e plantas ornamentais; receituário agronômico). Projetos de plantio comercial, viveiro de mudas de espécies nativas e ornamentais. Paisagismo (elaboração e implantação de projetos e respectiva manutenção e orçamentos, em pequenas ou grandes áreas urbanas e rurais). Técnica em Meio Ambiente ( laudos de identificação de mata, elaboração e implantação de projetos de recuperação de mata nativa ciliar em Áreas de Preservação Permanente, projetos de arborização e recuperação ambiental para Loteamentos e Condomínios, Laudos Botânicos e Descritivos de Mata para CETESB e órgãos governamentais) . Formação: Nível Universitário - Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP/Botucatu/SP, 1987 [email protected] whatsapp: 11-99907-0250