Foto Plantas: Flores de Maio

Coluna Verde e Flores cuidados com suas plantas no inverno

A maioria das plantas adapta-se bem à temperatura entre 15 a 25º C e como estamos entrando no inverno, estas temperaturas irão cair, fazendo com que muitas entrem em dormência, principalmente as plantas que são originais dos trópicos, que estão acostumadas com climas quentes ou climas sem neve/frio extremo.

As plantas tropicais ( samambaias, folhagens coloridas, primaveras, etc) precisam de maior cuidado, pois em noites frias não resistem às geadas.

Como Cuidar

Faça o seguinte: se a sua planta é de origem tropical e estiver plantada em vasos de xaxins ou fibras de coco, traga-a para dentro de casa, evitando coloca-las perto de portas, janelas ou corredores que formam corrente de ar.

Samambaias

As samambaias, por exemplo, você poderá colocar no banheiro ou cozinha, que devido aos vapores de chuveiro e o cozimento de alimentos, são ambientes que acabam por manter uma melhor umidade e aquecimento do ar que as rodeia.

Plantas externas

Agora, se suas plantas tropicais estiverem plantadas no jardim e você perceber que as temperaturas estão caindo muito e no céu não há nuvens, poderá ser noite de geada.

Nesta situação proceda assim:

Molhe todo o seu jardim ao anoitecer, dando preferência a uma irrigação que seja como uma aspersão de gotículas ( gotas bem pequenas), onde estas ficam depositadas sobre as folhas ( não regue com mangueira com pingos pesados e que escorrem das folhas ao chão).

Estas gotículas ficarão como um orvalho sobre a superfície das folhas e quando a geada chegar congelará a zero grau Celsius as gotículas e não o interior das folhas, (abaixo de zero grau Celsius ocorre a queima das células das folhas).

A geada poderá ter temperatura negativa, mas as gotículas estarão a zero grau sobre as folhas e não permitirão que o material celular seja pego pela geada e congele a menos que o zero grau, protegendo assim as folhas das plantas, como uma manta térmica.

Dica de plantas para decoração de interiores

Vaso de suculentas que estão em moda no momento, coloque-os em abrigos ou varandas bem ensolarados e protegidos de ventos frios, principalmente os ventos do lado Sul que são os mais gelados e fortes.

Plantas que armazenam grande quantia de água em suas folhas, como é o caso das Suculentas: Dedinhos de moça, Kalanchoes, Cactos miúdos, Violetas, Flores de Maio, etc, são suscetíveis a queima de suas folhas tenras pelo frio, por tanto…fique atento!

Quer ficar sempre por dentro das dicas da Coluna Verde e Flores clique aqui e saiba mais.

Artigo anteriorColuna Verde Flores mostra como afastar lesmas e caracóis de sua Horta
Próximo artigo9 pessoas que fizeram análises precisas sobre o novo cenário do 'Jornal Nacional'
Gisela Bardeli
Engenheira Agrônoma/Paisagista/Técnica em Meio Ambiente Perfil profissional: Engenharia Agronômica (Adubação; identificação e controle de pragas e doenças em culturas comerciais, viveiro de plantas nativas e arbóreas e plantas ornamentais; receituário agronômico). Projetos de plantio comercial, viveiro de mudas de espécies nativas e ornamentais. Paisagismo (elaboração e implantação de projetos e respectiva manutenção e orçamentos, em pequenas ou grandes áreas urbanas e rurais). Técnica em Meio Ambiente ( laudos de identificação de mata, elaboração e implantação de projetos de recuperação de mata nativa ciliar em Áreas de Preservação Permanente, projetos de arborização e recuperação ambiental para Loteamentos e Condomínios, Laudos Botânicos e Descritivos de Mata para CETESB e órgãos governamentais) . Formação: Nível Universitário - Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP/Botucatu/SP, 1987 [email protected] whatsapp: 11-99907-0250