Coluna Verdes Flores Como Controlar a Infestação de Formigas Saúvas

0
29

Coluna Verdes Flores Como Controlar a Infestação de Formigas Saúvas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, saúvas atacam também na primavera e verão, porém o crescimento vegetativo das plantas nesta época é intenso, o ataque não é tão notado como no outono/inverno.

Muitas pessoas reclamam que inseticidas feitos em formato de iscas formicidas são vitaminas de formigas ou que as saúvas não se interessam em carrega-las.

Isto é um engano.

As iscas devem ser usadas seguindo alguns critérios

– Nunca coloque as iscas no carreiro (caminho/percurso) das saúvas, elas possuem o instinto de procurar/caçar seu alimento, elas não aceitam esmola, nem alimento na boca/fácil.

São tremendamente desconfiadas e espertas, iscas nos carreiros dificilmente são carregadas.

Coloque as iscas fora do carreiro, perto de plantas saborosas às saúvas, ou seja, plantas cítricas ( laranja, limão, tangerinas, etc), nogueiras, roseiras, plantas que você tem o conhecimento de que elas já atacaram antes.

Aí sim, elas irão procurar a comida e encontrarão as iscas, carregando-as com sucesso.

– Nunca coloque as iscas (que parecem ração de diversos animais de estimação), diretamente em contato com o solo ou grama, elas irão absorver o orvalho, a água de irrigação ou a umidade natural do ar/solo, ficando inchadas e pastosas, desta maneira não será carregada pela saúva.

Como colocar as iscas adequadamente

Rasgue a ponta da embalagem plástica desta isca e coloque uma pedra dentro desta para mantê-la aberta, sem obstruir totalmente a entrada para as formigas, assim a isca não pegará umidade e ainda nenhum gato ou passarinho irá comê-la, (principalmente se envolver entre duas telhas, protegendo o saco das iscas por cima e por baixo).

Faça tudo para que só a saúva ache a entrada do saquinho de iscas formicidas.

– As iscas após terem sido coletadas pelas saúvas, irão matar primeiramente as saúvas cozinheiras do sauveiro (que possuem tamanho bem menor das que vemos coletando as folhas).

Sem alimento produzido por estas “cozinheiras” o restante das saúvas morrerá por inanição e não só pelo veneno.

Por isso que demora de 3 a 5 dias para se erradicar um sauveiro. A morte das saúvas se dá aos poucos.

Agora que você sabe como fazer uso das iscas, faça bom uso delas e saiba que ainda é o melhor método de controle para a saúva.

Saiba mais como cuidar de seu jardim aqui

Artigo anteriorZoonoses abre inscrições para interessados em doar filhotes de cães e gatos
Próximo artigoComo um terremoto transformou uma pequena cidade da Nova Zelândia na capital mundial do Art Déco
Gisela Bardeli
Engenheira Agrônoma/Paisagista/Técnica em Meio Ambiente Perfil profissional: Engenharia Agronômica (Adubação; identificação e controle de pragas e doenças em culturas comerciais, viveiro de plantas nativas e arbóreas e plantas ornamentais; receituário agronômico). Projetos de plantio comercial, viveiro de mudas de espécies nativas e ornamentais. Paisagismo (elaboração e implantação de projetos e respectiva manutenção e orçamentos, em pequenas ou grandes áreas urbanas e rurais). Técnica em Meio Ambiente ( laudos de identificação de mata, elaboração e implantação de projetos de recuperação de mata nativa ciliar em Áreas de Preservação Permanente, projetos de arborização e recuperação ambiental para Loteamentos e Condomínios, Laudos Botânicos e Descritivos de Mata para CETESB e órgãos governamentais) . Formação: Nível Universitário - Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP/Botucatu/SP, 1987 [email protected] whatsapp: 11-99907-0250