Foto Divulgação: Caracol

Coluna Verde Flores mostra como afastar lesmas e caracóis de sua Horta

Faça seus canteiros em terreno que pegue a maior quantidade de Sol incidente durante o dia, evitando excesso de umidade que são desejados e ambiente certo para lesmas e caracóis.

Os cuidados com uma horta começam no momento da execução e montagem dos canteiros e continuam na sua manutenção.

Como fazer

Não contorne ou rodeie seus canteiros com tábuas ou tijolos, as lesmas e caracóis colocam seus ovos justamente em frestas de tijolos de cerâmica e pedras que se mantem úmidas e ventiladas, ou ainda, entre lascas de madeira e pedaços de restos de construção.

Faça seu canteiro simplesmente de terra revolvida e em forma de canteiro mais alto que o nível do solo.

Nunca corte as verduras, deixando restos das mesmas sobre os canteiros, estes restos são os alimentos prediletos destas pragas e quando os restos terminarem, elas irão atacar o que está vivo e seria de seu consumo.

Tome estas medidas e sua horta estará menos apta para tais inquilinos!

Dicas de como eliminar

Mas…se já estão ali locados e não estão pagando aluguel, o despejo é fácil: arrume trapos velhos e inúteis, estopas usadas ou sacos de aniagem e ainda restos de verduras/legumes ou restos de leite azedo ou cerveja.

Ao anoitecer, umedeçam em água corrente os trapos ou estopas, torça bem e coloque os restos de leite e verduras/cerveja ao centro destes trapos.

Daí coloque esta armadilha entre os canteiros de sua horta, mas permitindo e tomando o cuidado de deixar o pano bem cheio de dobras ou o deixe com o aspecto de sanfona, para que as lesmas ou caracóis tenham que andar bem pelo pano para achar o alimento e acabem enroladas e envolvidas nestas armadilhas.

Como são bichos de locomoção bem lenta, o que acontecerá é que serão atraídos pelo cheiro de fermentação da cerveja ou leite/verdura se decompondo e irão de encontro a este alimento, ficando ali até de manhã cedo quando tentarão voltar para algum lugar com muita sombra para passar o dia.

No dia seguinte, bem cedo, você encontrará estes bichos todos aderidos e pendurados no tecido e daí….com certeza…você dará um outro destino a eles que não será o de devolver a sua horta.

Evite sempre o uso de pesticidas, cuide do meio ambiente e de sua saúde!

Quer se manter sempre informado sobre como cuidar do seu jardim, horta, vasos e plantas clique aqui

Artigo anteriorTerrorismo: O ódio gera ódio
Próximo artigoColuna Verde e Flores cuidados com suas plantas no inverno
Gisela Bardeli
Engenheira Agrônoma/Paisagista/Técnica em Meio Ambiente Perfil profissional: Engenharia Agronômica (Adubação; identificação e controle de pragas e doenças em culturas comerciais, viveiro de plantas nativas e arbóreas e plantas ornamentais; receituário agronômico). Projetos de plantio comercial, viveiro de mudas de espécies nativas e ornamentais. Paisagismo (elaboração e implantação de projetos e respectiva manutenção e orçamentos, em pequenas ou grandes áreas urbanas e rurais). Técnica em Meio Ambiente ( laudos de identificação de mata, elaboração e implantação de projetos de recuperação de mata nativa ciliar em Áreas de Preservação Permanente, projetos de arborização e recuperação ambiental para Loteamentos e Condomínios, Laudos Botânicos e Descritivos de Mata para CETESB e órgãos governamentais) . Formação: Nível Universitário - Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP/Botucatu/SP, 1987 [email protected] whatsapp: 11-99907-0250